“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Provérbios 4:23). Nesse e em outros textos das Escrituras Sagradas a palavra “coração” conota o centro da vontade, desejo e atitudes humanas (as fontes da vida). Com isso podemos dizer que o coração é tanto aquilo que define o homem como adorador do Deus vivo e verdadeiro (e isso Ihe traz paz e felicidade), mas por outro Iado pode ser o centro para o diagnóstico de um ser idólatra, enfermo e infeliz. O que quero dizer é que esse coração não é facilmente alcançado por que seus problemas não são aferidos em um eletrocardiograma e nem em nenhum outro exame médico: “Como águas profundas, são os propósitos do coração do homem, mas o homem de inteligência sabe descobri-los”. (Provérbios 20:5).
Problemas no coração (no sentido acima) são problemas que evolvem diretamente nosso relacionamento com Deus e só alguém com sabedoria divina pode tratar. Você já parou para pensar que seu problema pode não ter nada a ver com sua saúde física? Será que você não está tentando solucionar um problema de pecado com recursos médicos ou terapêuticos? Se assim for quero Ihe dar a triste notícia de que o seu problema não será resolvido. Se o seu problema consiste em uma quebra clara da lei de Deus (um pecado) você não terá paz antes de se arrepender, confessar e deixar o seu pecado. O que quero dizer é que sua depressão ou ansiedade pode ser causada por um problema no seu coração (centro do homem) e somente alguém que conhece a palavra de De us poderá conduzi-lo ao arrependimento e a paz com Deus através da pregação aplicada do evangelho.
O seu coração precisa ser tratado porque como Cristo disse: “Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.” (Mateus 15:18,19). O único remédio para nosso coração é a ação de do Espírito Santo que tira o coração de pedra e dá um coração de carne. E é esse mesmo Espírito de Cristo que usa homens capacitados para nos ajudar, eles são conhecidos como conselheiros bíblicos.
Diante disso, quero terminar com algumas dicas para ter um “coração” saudável: a) Encha o seu coração de palavra de Deus (Salmo 119: 11). Leia bíblia, medite nela pense no quanto Deus foi generoso mandando Seu filho para morrer por você. b) Procure um homem de sabedoria que possa Ihe ajudar, alguém que conheça bem as Escrituras e seja fiel a ela. c) Dedique-se à oração com fé: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. (João 14:1). Quando oramos com fé nas promessas de nosso Deus o nosso coração é acalmado e inundado de paz, da verdadeira paz. d) Corra para Cristo: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. (Mateus 11:29,30). O médico para seu coração é Cristo e por isso todas essas dicas tem ele como centro. Termine essa leitura e se derrame diante do seu salvador, pois ele é capaz de te dar descaso em meio a tribulação e à guerra. Ele pode te dar um coração que o ama e por isso é calmo e tranquilo. Deus te abençoe.
Rev. Rogério Cunha